Nossa Missão

"Promover desenvolvimento social, em parceria com o poder público e privado, de forma cooperativa e solidária, tendo como eixos: Educação, Cultura, Ecologia e Cidadania."

Projeto Cultural Conscienciarte

 

Em 2008 a Fundação Conscienciarte lançou o Projeto Cultural Conscienciarte, financiado através da Lei de Incentivo a Cultura e patrocinado pelo Instituto Votorantim e pela Votorantim Metais e desenvolvido nos municípios de Paracatu, Vazante e Três Marias. A proposta do projeto é estimular a produção e difusão de bens culturais, trabalhando com o resgate e a valorização das culturas locais e também da cultura afro-descendente, capacitando jovens na iniciação da arte musical, teatral, dança, audiovisual e artesanato. Proporcionando aos jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, o acesso às fontes de cultura provocando a reflexão, abordando diferentes enfoques sociais e culturais, mostrando as experiências positivas que incentivem o protagonismo, empreendedorismo e a formação de agentes culturais juvenis.
O Cine Clube Itinerante é o braço ligado as atividades de áudio visual do Projeto Cultural e tem como meta promover a inclusão social, digital e Cultural das comunidades que se encontram em situação desfavorecida de acesso aos bens e meios de produção cultural, tendo como objetivo possibilitar o acesso a bens culturais, digitais e de lazer, estimulando a análise crítica dos participantes no que tange as questões do dia-a-dia. É uma iniciativa que apóia a difusão da produção audiovisual brasileira independente, por intermédio da exibição não-comercial de filmes e obras audiovisuais, além de contribuir também para a formação de platéia crítica e conhecedora de culturas diversas. Através dos trabalhos desenvolvidos pelo Cine Clube nasce então a TV Caroço, um iniciativa que produz conteúdo feito por jovens e para jovens numa linguagem direta e acessível, que tem por finalidade debater diversos temas relacionados ao cotidiano da juventude. A TV Caroço já produziu diversos documentários que foram exibidos nas comunidades, e teve um retorno extremamente positivo pois esta comunidade se via retratada nos temas abordados.