Nossa Missão

"Promover desenvolvimento social, em parceria com o poder público e privado, de forma cooperativa e solidária, tendo como eixos: Educação, Cultura, Ecologia e Cidadania."

Prêmios

A Fundação Conscienciarte tem se destacado no cenário nacional e internacional pelo exemplo de gestão de uma organização do Terceiro Setor. Preocupada com a transparência, com o monitoramento e avaliação de resultados dos programas e projetos, temos adaptado ferramentas utilizadas por empresas privadas, visando o melhor cumprimento da nossa missão e proporcionando um ambiente de trabalho de qualidade para a nossa equipe. Com isso, temos conquistado cada vez mais a confiança de nossos parceiros e a valorização e motivação dos colaboradores da Fundação.

É importante frisar a ampliação das áreas nas quais desenvolvemos nossos projetos. Atualmente, temos em execução e em fase de implantação projetos na área da saúde, meio ambiente e promoção da igualdade racial. Porém, toda essa transversalidade não nos faz sair do nosso foco, a juventude. A grande parte dos atuais projetos em execução privilegiam a faixa etária dos 14 aos 24 anos.

Edina Sueli das Dores
Superintendente Executivo

 

Prêmios de reconhecimento

 

  • 2010 - Pelo segundo ano consecutivo a Fundação Conscienciarte conquista o Prêmio Areté Cultura Viva da Secretaria de Cidadania e Cultura do MinC. A Premiação foi concedida para a realização do FERCON – Festival Regional da Consciência Negra que acontece em novembro.
  • 2010 - Promovido pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura - MinC com o objetivo de premiar mobilizadores e articuladores que promovam a socialização dos Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva formando redes de relacionamento e troca de experiências.O termo "Tuxáua" remete em algumas etnias indígenas à figura do articulador e mobilizador. O prêmio foi destinado a pessoas físicas, que comprovadamente atuem com a articulação de ações em rede, reunindo representantes de diversos pontos de cultura, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. A Fundação Conscienciarte foi contemplada na pessoa do Superintendente Executivo Lucivaldo Lira.A proposta do prêmio é dar subsídios para que os trabalhos de mobilização sejam ampliados na rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.
  • 2009 - Prêmio Pontos de Valor - A Fundação Conscienciarte foi contemplada em 01 de dezembro com o Prêmio Pontos de Valor, concebido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de identificar e mapear os Pontos de Cultura que apresentam práticas inovadoras que desenvolvam ações com foco na formação e promoção de valores de vida na execução dos projetos apoiados pelo Programa Cultura Viva, contribuindo para a compreensão das formas pelas quais os valores são transmitidos em diferentes meios e linguagens artísticas e lúdicas, inclusive a digital, com incentivo de uma Política Pública, subsidiando com isso a elaboração do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional (RDH) 2009/2010. Foram selecionados 50 Pontos de Cultura em todo o Brasil, estando a Fundação Conscienciarte entre as três únicas instituições mineiras premiadas.
  • 2009 - Prêmio Asas - A Fundação Conscienciarte foi contemplada através do Projeto Centro Cultural Conscienciarte – Ponto de Cultura, com o prêmio Asas do Programa Cultura Viva - Arte, Educação e Cidadania da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura – SPPC/MinC. O Prêmio foi destinado a instituições que apresentaram as melhores práticas de implantação na execução dos Pontos de Cultura contribuindo para a divulgação dos meios mais efetivos de promover o desenvolvimento autônomo de suas atividades e o avanço do processo cultural da Rede dos Pontos de Cultura. A Fundação Conscienciarte ficou em 1º lugar dentre as 65 instituições premiadas no Brasil, atingindo a pontuação máxima nos quesitos estabelecidos, dentre os quais a destaca-se a visita in loco de um técnico para verificação dos documentos comprobatórios do desenvolvimento integral do projeto.
  • 2009 – Prêmio Areté Cultura Viva – eventos em rede – Semana da Consciência Negra. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), representado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), com o objetivo de incentivar a troca de saberes em seminários, oficinas, festividades, mostras de poesia, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, circo, capoeira e música, além da viabilização de shows, feiras e exposições. A iniciativa busca fomentar a celebração da diversidade cultural brasileira como uma ação de política pública que promova, afirme e fortaleça a comunidade, seus saberes e as redes sociais que a compõem.
  • 2009 - 1° Concurso Diálogos da Juventude – Alan Carlos Miranda (Caravana Cultural Conscienciarte). Promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude com o objeto de selecionar ações, vídeos e textos, apresentados por jovens atuantes em instituições que promove atividades visando o despertar do protagonismo juvenil.
  • 2008 – Prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura - Escolinha Conscienciarte. Promovido pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura. O Prêmio foi destinado a entidades sem fins lucrativos legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuem na(s) área(s) sócio-cultural-artístico-educacionais, no segmento da criança e adolescente, com o objetivo de promover uma política nacional de preservação da Cultura da Infância e da adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • 2007 - PRÊMIO CULTURAS POPULARES 2007 MESTRE DUDA 100 ANOS DE FREVO – Com o Projeto Negro, Uai! Este prêmio teve como objetivo a premiação a iniciativas das culturas populares que tenham se destacado pelo trabalho e ações na área dos saberes das tradições das culturas populares, que tenham.
  • 2005 – Finalista da edição do Prêmio Itáu-Unicef – Com o projeto Escolinha Conscienciarte. Este prêmio tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a projetos de organizações da sociedade civil que desenvolvem ações sócio-educativas, estimulando o ingresso, regresso, permanência, aprendizagem e participação de crianças e adolescentes na escola pública
  • 2005 – Prêmios Top Of Mind Brazil – O Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública certificou a Fundação Conscienciarte pela conquista da consagração pública brasileira na categoria entidade sem fins lucrativos.
  • 2004 – Destaques da ACIPA/CDL de Paracatu – Pelos trabalhos sociais desenvolvidos na região.
  • 2004 – Moções Assembléia Legislativa MG e da Câmara Municipal Paracatu – Pelos trabalhos sociais desenvolvidos no município e no Estado de Minas Gerais.
  • 2004 – Prêmio Bem Eficiente – Outorgado pela Kanitz&Associados a entidades que se esforçaram para implantar um Terceiro Setor crescente e sustentável, operando com custos baixos e profissionalismo.
  • 2002 – Prêmio Banco Mundial de Cidadania – Pelo desenvolvimento de projetos sociais inovadores com o Projeto Rádio Rural – A Rádio do Trabalhador Legal.